
O que é o buzz marketing?
Quando existe vários comentários entre pessoas num determinado período de tempo, acerca de um determinado produto podemos dizer que é buzz marketing. “O buzz é constituído por toda a comunicação boca a boca relativamente a uma marca”
Já em 1998 a Newsweek, definiu num artigo, buzz marketing como “falatório contagioso; entusiasmo genuíno e fundamental relativamente a uma nova pessoa, lugar ou coisa que está em voga”.
Face a este conceito podemos dizer que existe uma grande importância pelo que os clientes dizem e pensam acerca de certo produto/serviço, e que tantos os empreendedores como os profissionais de marketing têm muito a ganhar com esta nova tendência de marketing.
Este tipo de marketing não afecta da mesma forma todos os tipos de negócio, pleo que o papel que desempenha depende de 4 factores: a natureza do nosso produto, as pessoas que estamos a alcançar, a conectividade dos nossos clientes e as estratégias utilizadas na nossa industria. (in Buzz - Marketing de boca em boca).
Os produtos que mais produzem buzz são aqueles que desenvolvem um envolvimento mais elevado entre clientes. Estes produtos podem ser: empolgantes; inovadores, associados a uma experiencia pessoal, complexos, caros ou visíveis.
Para Kotler, buzz marketing é “o esforço de gerar propaganda boca a boca”.
Podemos dizer então que ao utilizar buzz marketing pretendemos que pessoas influentes divulguem um produto ou serviço preferido.
Vantagens
Desvantagens
- Difusão rápida e gratuita da mensagem,
- Implementar a marca em possiveis consumidores.
Desvantagens
- Pode não dar a entender a mensagem inicial;
- Não se consegue medir o impacto da acção;
- Não se consegue controlar o caminho que a mensagem leva.


Fontes:
BUZZ – Marketing de Boca em Boca, Emanuel Rosen 2002, Gestão Plus Edições
O Marketing sem Segredos, Philip Kotler 2004, Bookman
1 comentário:
Faço aqui o comentário de ambos os posts: incompletos face ao pedido, com pouca opinião/visão própria. Faltam vantagens/desvantagens e exemplos explicados.
Por outro lado, sendo tão próximas não estão suficientemente trabalhadas as técnicas para se perceber que são diferentes... ou sim?
Enviar um comentário