segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Brand Experience


Brand experience, ou experiencia com a marca, premeia o contacto que a marca tem com consumidor e o facto de como este recebe e premeia esse mesmo contacto, contacto este que pode destruir ou fortalecer a imagem da marca face ao consumidor.

O contacto e a percepção do mesmo têm que ir além do valor que o consumidor vai auferir ao consumir a marca.

Posso apontar três vertentes que convêm serem exploradas pelas empresas e marcas para que sejam melhor percepcionadas da melhor forma pelos consumidores:

· Cultura – Devemos entender a cultura, tendências, necessidades dos consumidores e o que poderá acontecer no futuro.

· Tecnologia – Os consumidores de hoje estão habituados a tecnologia. Por este motivos as marcas devem encontrar novos meios tecnológicos que sejam bem perceptíveis, para assim comunicar na “língua deles”, ou seja, tecnológica, criando uma ligação entre a marca e o consumidor.

· Criatividade – Cada vez mais, não é suficiente dizer ao consumidor acerca dos benefícios e características do produto. Para criar uma conexão profunda, devemos pegar no consumidor e leva-lo a conhecer e descobrir a autentica marca e sua história.

Cada vez mais é necessário que as marcas estejam focadas no cliente, e a Brand Experience é um dos passos que devem seguir.

Marcas como a Nike e Honda já utilizam esta técnica para assim criar a experiencia da marca.


Vantagens:

Laços fortes com a marca por parte do consumidor;

Facilidade de fidelização do cliente.

Desvantagens:

O cliente pode não ficar satisfeito e posteriormente ser uma voz crítica.


Exemplos:





Fontes:

http://www.administradores.com.br/noticias/empresas_usam_brand_experience_com_foco_na_satisfacao_de_seus_clientes/10753/

http://www.administradores.com.br/noticias/empresas_usam_brand_experience_com_foco_na_satisfacao_de_seus_clientes/10753/

http://www.brandexperiencelab.org/

Sem comentários: