domingo, 25 de janeiro de 2009

Marketing Relacional

O Marketing Relacional foca-se nas relações firmes e estáveis entre as marcas e os seus clientes.

Nos dias de hoje, o marketing relacional tem que ser visto como uma forma de agir face ao consumidor e não como mais uma opção para lá chegar, pois o consumidor tem vindo a criar várias barreiras de forma a evitar mensagens publicitárias, e deve fazer parte de qualquer estratégia de afirmação de uma empresa ou marca no mercado de consumo.

A vontade que o consumidor tem em não querer ser tratado, como mais um, mas sim como sendo diferente dos demais, do mercado ou segmento em que se insere.

Esta técnica tem a vantagem de estabelecer uma relação de um-para-um entre marca e consumidor e face a individualidade da relação, os resultados são mais específicos.

Podemos dizer que o marketing relacional existe desde que o comércio existe, e nos dias de hoje é utilizada como uma forte técnica desenvolvida para dar apoio ao cliente.

O Marketing Relacional é uma evolução do marketing directo que nos dias de hoje são aplicados através de várias técnicas como o Permission Marketing e Marketing one-to-one. P

São técnicas semelhantes e com o mesmo propósito, criar relacionamentos entre o consumidor e a marca.

As relações entre as marcas e o consumidor demoram tempo a ser estabelecidas e construídas, e as empresas durante a criação destas relações vão-se adoptando e mudando de atitude. O cliente tornasse a peça fulcral em que tudo é feito para si, a sua medida.

As novas tecnologias tornaram mais fácil este tipo de acompanhamento entre as marcas e o consumidor, desde call-centers, e-marketing, tv interactiva, entre outras, existe uma conexão entre os clientes e as empresas.

Vantagens:

Maior relacionamento entre a marca e o consumidor;

A opinião do consumidor é importante.

Desvantagens:

O cliente pode interpretar mal a procupação da marca;

Pode também encher-se da mesma podendo distanciar-se da mesma.



Fontes:

http://www.one-to-one.pt/pagina.asp?p=16

http://www.jornalbriefing.iol.pt/noticia.php?id=918452&div_id=3497


Sem comentários: