segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Marketing Tribal


O marketing tribal, é uma técnica de marketing em que o principal objectivo é focalizar-se num nicho de consumidores com os mesmos interesses para assim satisfazer as suas necessidades e desejos.

No marketing tribal existe um tribo constituída por pessoas com os mesmo interesses e que uma empresa ao lançar um determinado produto direccionado para essa tribo, sabe a partida quais os interesses e como o seu produto as satisfará.

As pessoas que constituem esta tribo tem a facilidade que ter acesso ao produto me primeira mão, e participar na criação do mesmo, são pessoas muito abertas a novas tecnologias.

As empresas, ao constituir, ou implementar este tipo de tribos tem como garantia a fidelização dos consumidores a certo produto e que estes consumidores após satisfação das suas necessidades espalhem a palavra do mesmo.

Vantagens:

O facto de fazer parte integrante de um grupo restrito;

Acesso aos produtos em primeira mão, por parte dos consumidores;

As empresas têm uma divulgação sem custos do seu produto.

Desvantagens:

O facto de uma empresa apenas se direccionar para um nicho e ficar dependente do mesmo.

Exemplo:

A imagem que eu coloco, pertencente a famosa saga da Guerra das Estrelas, é um exemplo de uma série que criou uma “tibo”, pois ainda hoje e após anos e anos de desta saga ter sido lançada na televisão e nos cinemas, milhares de pessoas ainda se reúnem em locais específicos para trocar impressões.





Fontes:
http://www.slingshot.online.pt/marketing-tribal-slingshotonlinept
http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2008/11/24/marketing-tribal/

Sem comentários: