
Qual o seu principio básico?
Fazer passar a mensagem boca a boca.
Para Mário Persona, professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing, marketing viral "é contaminar as redes de relacionamento atingindo pessoas com interesses comuns e depois se concentrar em vender algo com base no perfil demográfico desse grupo".
Na Marketeer de Outubro Justin Kirby, especialista mundial em marketing viral diz que esta técnica não tem uma difinição exacta pois este tipo de marketing tem sido usado para campanhas que estejam ligadas ao word of mouth online, word of mouth marketing, campanhas que usam o word of mouth offline e mesmo o buzz marketing para campanhas que façam uso de ambas.
Podemos dizer que este tipo de marketing forneceu às marcas uma oportunidade de se inovarem em termos de publicidade, sobressaindo-se assim da concorrencia.
Para este especialista este tipo de marketing "já era" pois são "raras as campanhas de marketing viral realmente virais", foi entre 1999 e 2005 que as marcas que adoptaram este tipo de estartégia mais beneficiaram com esta estratégia.
Um bom exemplo de uma campanha de publicidade de marketing viral foi a publicidade da DOVE com o filme "Evolução" que já teve mais de 7 milhões de vistantes.
Vantagens
Fazer passar a mensagem boca a boca.
Para Mário Persona, professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing, marketing viral "é contaminar as redes de relacionamento atingindo pessoas com interesses comuns e depois se concentrar em vender algo com base no perfil demográfico desse grupo".
Na Marketeer de Outubro Justin Kirby, especialista mundial em marketing viral diz que esta técnica não tem uma difinição exacta pois este tipo de marketing tem sido usado para campanhas que estejam ligadas ao word of mouth online, word of mouth marketing, campanhas que usam o word of mouth offline e mesmo o buzz marketing para campanhas que façam uso de ambas.
Podemos dizer que este tipo de marketing forneceu às marcas uma oportunidade de se inovarem em termos de publicidade, sobressaindo-se assim da concorrencia.
Para este especialista este tipo de marketing "já era" pois são "raras as campanhas de marketing viral realmente virais", foi entre 1999 e 2005 que as marcas que adoptaram este tipo de estartégia mais beneficiaram com esta estratégia.
Um bom exemplo de uma campanha de publicidade de marketing viral foi a publicidade da DOVE com o filme "Evolução" que já teve mais de 7 milhões de vistantes.
- Não tem custo;
- inovação em termos de publicidade.
Desvantagens
Fontes utilizadas para este estudo:
http://www.mariopersona.com.br/entrevista_revista_recall.html
Marketeer (Outubro 2008)
- Impossibilidade de medir o impacto no público-alvo.


Fontes utilizadas para este estudo:
http://www.mariopersona.com.br/entrevista_revista_recall.html
Marketeer (Outubro 2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário