quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Marketing Guerrilha


O marketing de guerrilha pode ser considerado como uma das armas que as pequenas empresas podem utilizar para competir com as grandes empresas, para assim conquistar o seu espaço no mercado face aos concorrentes.
Estas tendências de marketing de guerrilha nascem nos anos 70, e consiste em utilizar formas revolucionárias e originais e não muito dispendiosas para assim captar a atenção do seu público-alvo. Estas formas de comunicar com o público-alvo devem distanciar-se da publicidade pois a ideia desta técnica é de passar a mensagem subliminar para a cabeça do seu público-alvo de forma ao deixar a pensar no que acabou de presenciar ou experimentar.

Vantagens:

  • Pouco investimento, baixos custos;
  • Causar o factor, surpresa, ao público-alvo;
  • Emocionalidade provocada.

Desvantagens:

  • Falta de Know-How para colocação de marketing de guerrilha em prática;
  • Não é exclusiva das pequenas empresas, logo pode ser utilizada pelos grandes concorrentes face ao baixo custo;
  • O público-alvo vai conhecendo esta táctica logo deixa de ter uma resposta tão desejada pelas empresas.


Exemplos de Marketing Guerrilha



Fontes:

Portal do Marketing


sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Marketing Viral


Qual o seu principio básico?

Fazer passar a mensagem boca a boca.

Para Mário Persona, professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing, marketing viral "é contaminar as redes de relacionamento atingindo pessoas com interesses comuns e depois se concentrar em vender algo com base no perfil demográfico desse grupo".

Na Marketeer de Outubro Justin Kirby, especialista mundial em marketing viral diz que esta técnica não tem uma difinição exacta pois este tipo de marketing tem sido usado para campanhas que estejam ligadas ao word of mouth online, word of mouth marketing, campanhas que usam o word of mouth offline e mesmo o buzz marketing para campanhas que façam uso de ambas.

Podemos dizer que este tipo de marketing forneceu às marcas uma oportunidade de se inovarem em termos de publicidade, sobressaindo-se assim da concorrencia.

Para este especialista este tipo de marketing "já era" pois são "raras as campanhas de marketing viral realmente virais", foi entre 1999 e 2005 que as marcas que adoptaram este tipo de estartégia mais beneficiaram com esta estratégia.

Um bom exemplo de uma campanha de publicidade de marketing viral foi a publicidade da DOVE com o filme "Evolução" que já teve mais de 7 milhões de vistantes.





Vantagens
  • Não tem custo;
  • inovação em termos de publicidade.
Desvantagens
  • Impossibilidade de medir o impacto no público-alvo.
Exemplos de Marketing Viral







Fontes utilizadas para este estudo:

http://www.mariopersona.com.br/entrevista_revista_recall.html







Marketeer (Outubro 2008)